sábado, 14 de abril de 2012

Rio de Janeiro - Urca - Praia e Ciclismo - Paraíso - Parte I

Prezados amigos... no meio de um turbilhão de prédios, carros, pessoas e toda poluição que as mesmas geram, encontramos um pouco de paz e tranquilidade num dos bairros mais charmosos do Rio de Janeiro, a Urca! 
Próxima ao centro da cidade. O seu mar não é próprio para banho sempre, isso se dá pelo fato das águas pertencerem a Baia de Guanabara que ainda não foi completamente despoluída. Uma praia de pequena extensão, de areias finas e fofas, sua vista é muito bonita. Nesta praia situa-se o antigo Cassino da Urca, na sua orla existe um ótimo calçadão para um bom passeio a sombra das amendoeiras.
 Nosso ponto de partida foi em Copacabana, próximo ao Posto 4, e pedalamos até a Urca, pois foram estaladas ciclovias bacanas que ligam os bairros... Uma beleza de passeio ao ar livre!!!
E chegamos a Urca... O dia estava perfeito!!! Uma delícia!
Entre muitos casarões antigos, clima agradável e visual maravilhoso.. fomos beirando a Urca de bicicleta... fazendo um reconhecimento de área... passamos em frente a antiga TV Tupí... lembramos um pouco das cenas da novela "A gata comeu" (antiga..)... Observamos a Aterro do Flamengo e o Cristo Redentor abraçando a cidade... um convite especial... Esse foi somente a 1ª parte do passeio pela Urca... próximos virão, pois ainda há trilhas e fortes a serem visitados....

Texto do dia.... 
VIDA
Já perdoei erros quase imperdoáveis, tentei substituir pessoas insubstituíveis
e esquecer pessoas inesquecíveis.
Já fiz coisas por impulso, já me decepcionei com pessoas que eu nunca pensei que iriam me decepcionar, mas também já decepcionei alguém.
Já abracei pra proteger, já dei risada quando não podia, fiz amigos eternos, 
e amigos que eu nunca mais vi.
Amei e fui amado, mas também já fui rejeitado, fui amado e não amei.
Já gritei e pulei de tanta felicidade, já vivi de amor e fiz juras eternas, e quebrei a cara muitas vezes!
Já chorei ouvindo música e vendo fotos, já liguei só para escutar uma voz, me apaixonei por um sorriso, já pensei que fosse morrer de tanta saudade  e tive medo de perder alguém especial
 (e acabei perdendo). 
Mas vivi! E ainda vivo!
Não passo pela vida. E você também não deveria passar! 
Viva!!
Bom mesmo é ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer
com ousadia, porque o mundo pertence a quem se atreve
e a vida é muito para ser insignificante.
(Augusto Branco)

Essa música dedico a todos os meus amigos blogueiros.... Mil beijos.. e continuem acessando... há muita coisa para ver...
Até mais!!!

sábado, 7 de abril de 2012

Ilha Fiscal - Capitania dos Portos - Rio de janeiro

Olá amigos acompanhadores da minha vida... Já estava com saudades de escrever...  Prontos para saber o que aconteceu nesse sábado??? Fomos conhecer a Capitania dos Portos e a Ilha Fiscal... exatamente no Rio de Janeiro.. cidade de muitos contrastes - culturalmente e socialmente falando... Muita coisa legal se faz com pouco dinheiro e muita criatividade.                     Vamos....
De metrô fomos para o Centro do Rio de Janeiro, paramos em frente ao Teatro Municipal que está totalmente reformado...
Lindo.... Muitos turistas estão dando um tour pelo Rio.. tem policiamento... Vale a pena ir...
Porém, nosso destino é a Capitania dos Portos e Ilha Fiscal....

Sigam-me os bons, rs...

Chegamos.... Logo no Centro do Rio de Janeiro.. está a Capitania dos Portos...

Tem muita coisa a se ver... tem submarino, helicópteros, miniaturas de barcos, tem um exposição falando um pouco do pré-sal... nossa.. é bem legal!

Estamos fotografando um submarino desativado...
Existe uma réplica de uma Nau.. entramos para ver...
Estamos dentro de um navio de guerra aberto para visitação, a vista é linda para Baia de Guanabara, Aeroporto Santos Drumont e a Ilha Fiscal...
Essa foto é do helicóptero da Marinha, ele está desativado e é aberto para visitação também... Ótimo para levar as crianças... elas ficam empolgadíssimas, rs...
Dentro do helicóptero... eu e Luciano... Hoje ele foi meu companheiro e guia de passeio...
Lembra da Nau tamanho real? Então existe também uma réplica em miniatura na Nau na Baia, rs...
Dentro da Nau, existem vários objetos, artefatos e placas explicativas... Essa é uma roupa de um dos tripulantes da época... Tem também o lugar onde os mantimentos eram guardados.. enfim, várias coisas legais, rs... 
Olha a cara do Luciano explicando tudo.. um professor, um filósofo...rsrsrs... dizia: "tira a foto aquí!!!" Muito engraçado... boa pessoa!
Eeee... conhecendo as Naus, rs...

Finalmente... fomos para Ilha Fiscal...
Vamos conhecer a história:
No século XIX, o Conselheiro José Antônio Saraiva do Ministério da Fazenda, solicitou construir-se um posto alfandegário para o controle das mercadorias a serem importadas e exportadas pelo porto do Rio de Janeiro, então Capital do Império. A posição daquela ilha era bastante cômoda para os inspetores da Alfândega, devido à proximidade dos pontos de fundeio, sendo que o translado de mercadorias poderia ser executado em embarcações miúdas, sem grandes dificuldades.
Transferida para a Marinha pelo Ministério da Fazenda, em 1914, a Ilha é hoje parte do Complexo Cultural do Serviço de Documentação da Marinha.
da Proclamação da República, a Ilha Fiscal continua sendo um elo entre o presente e o passado. Décadas se passaram e o castelinho, que testemunhou tantos fatos históricos, é hoje uma das principais atrações turísticas do Rio de Janeiro.
No castelo, aberto à visitação, destacam-se o Torreão e a Ala do Cerimonial. Três exposições permanentes também são atração no Castelinho: A História da Ilha Fiscal, A Contribuição Social da Marinha e A Contribuição Científica da Marinha.

Então... foto na Ilha fiscal.... Uma observação legal... os aviões que irão pousar, passa em cima certinho da torre da Ilha Fiscal... A sensação é bem estranha, pois com a aproximação dos aviões parecem que vão bater na torre, rs..
Dentro do Palácio... altas explicações do baile da época....
Subimos na sala do Almirante.. uma escada de caracol de pedra...
E chegamos a sala do Almirante... os vidros são todos decorados da época... esse é o Dom Pedro...

Infelizmente, minha máquina fotográfica ficou revoltada e não quis mais tirar fotos, rs...


Mas vale a dica de bem estar, rs... "Vá conhecer as maravilhas culturais do Rio", Rio de Janeiro não é só favela e violência...
Para refletir:

"Apesar dos nossos defeitos, precisamos enxergar que somos pérolas únicas no teatro da vida e entender que não existem pessoas de sucesso e pessoas fracassadas. O que existem são pessoas que lutam pelos seus sonhos ou desistem deles."
Augusto Cury

Tenho pena das pessoas extremamente ocupadas, que nunca pode, e que deixam pérolas escaparem... Acorde para vida!
Dedico à: R.A.P.