Gente... andei meio sumidinha... mas agora voltei hem!!! E com força total, rs...
Então... amigos fofoqueiros de plantão... o que vocês costumam fazer na hora do seu almoço??? Só almoçar???? Que isso!!! Nada disso!!! Vamos passear pelas redondezas, rs... Para quem trabalha em Botafogo/ RJ (que é o meu caso diga-se de passagem, rs) próximo a São Clemente, precisa relaxar uns 30 minutinhos na Casa do Rui Barbosa...
O lugar é um refúgio no meu do stress do dia, rs!
Vamos conhecer???
A história: A propriedade em que hoje se encontra o jardim e a Casa de Rui Barbosa foi formada em 1849, com a transformação do lote de uma chácara, pertencente ao conselheiro José Bernardo de Figueiredo, em residência do rico comerciante português, Bernardo Casimiro de Freitas. Este receberia em 1871, do rei de Portugal, o título de barão da Lagoa.
Demolidas as benfeitorias que existiam, Bernardo ergueu uma nova casa, concluída, como atesta a data no frontão, em 1850.Divisão funcional do espaço
Entre a rua e a propriedade, separadas por um gradil, começava a área verde, que se prolongava pelas alamedas laterais, com grandes canteiros, e se estendia até o final do terreno, no limite onde fica a atual rua Assunção.
Como era comum na época, as áreas externas das propriedades urbanas se destinavam ao apoio da moradia, com quintais para o cultivo de hortas e pomares, criação de animais, serviços de cozinha e lavagem, despejo de detritos.
O jardim era o lugar onde as crianças da família de Rui Barbosa brincavam. Nos lagos, os netos de Rui apostavam corrida com barquinhos feitos de folha de palmeira, no fluxo da queda d'água artificial. Como toda brincadeira infantil, muitas vezes as corridas de barquinhos acabavam em briga.
Bom, a casa é grande e bem dividida. Estamos no banheiro, que por sinal é bem amplo.Nos aposentos existem peças lindíssimas de prata e bronze. Além dos móveis que são originais. Eu fiquei encantada por uma cristaleira... cada taça!!! Cristal... um dia chego lá, rs!!!
Essa pessoa sentada aí é a Sara, figuraça!!! Estamos na sala de estar.. todos os móveis são impecavelmente conservados...
Eu de olhão no lustre!!! Quero um parecido na minha casa!!!!
Outro aposento.. música de qualidade!!! Muito lindo!!!
Mais um lugar especial... a biblioteca particular... Eu e Verônica...Na biblioteca, há exposição de cartas de próprio punho do Rui Barbosa , essas cartas são do século passado. Algumas são do ano de 1880.
Um pouco mais do Rui Barbosa: foi, sem dúvida, um dos mais importantes personagens da História do Brasil, dotado não apenas de inteligência privilegiada, mas também de grande capacidade de trabalho. Essas duas características permitiram-lhe deixar marcas profundas em várias áreas de atividade profissional: no campo do direito - seja como advogado, seja como jurista -, do jornalismo, da diplomacia e da política. Foi deputado, senador, ministro e candidato à Presidência de República em duas ocasiões, tendo realizado campanhas memoráveis. Seu comportamento sempre revelou sólidos princípios éticos e grande independência política. Participou de todas as grandes questões de sua época, entre as quais a Campanha Abolicionista, a defesa da Federação, a própria fundação da República, e a Campanha Civilista.
Mesmo admirando a cultura francesa, como todos os intelectuais de sua época, Rui conhecia também a fundo o pensamento político constitucional anglo-americano, que, por seu intermédio, tanto influenciou a nossa primeira Constituição republicana. Era um liberal, e foi sempre um defensor incansável de todas as liberdades.
Orador imbatível e estudioso da língua portuguesa, foi presidente da Academia Brasileira de Letras em substituição ao grande Machado de Assis. Sua produção intelectual é vastíssima. Basta dizer que a Fundação Casa de Rui Barbosa já publicou mais de 137 tomos de suas obras completas, e ainda temos material para novas edições. Rui representou o Brasil com brilhantismo na Segunda Conferência Internacional da Paz, em Haia e, já no final de sua vida, foi eleito Juiz da Corte Internacional de Haia, um cargo de enorme prestígio.
Em suma, Rui foi um cidadão exemplar, e ainda hoje sua memória é fonte de inspiração para um grande número de brasileiros.
Estamos em umas das salas de jantar, acredito que essa seja do cotidiano, pois é a mais próxima da cozinha e de mais rápido acesso... Até que é bonitinha, e bem conservada. Há vários utensílios interessantes...
Legal né???Então, vamos ver mais!!!!
E... chegamos no quarto das crianças... pense num quarto fofo? é esse...
Bom, não posso deixar de comentar... esse quarto é próximo a ala dos empregados e da cozinha... fica de fundos e bem longe dos adultos (pais e avós)... porque será???
Agora entendo como eles (antigamente) conseguiam ter trocentos filhos... longe dos olhos e dos ouvidos, rs...
Chegamos ao fim do nosso horário de almoço, rs... gostaram do passeio???
Voltamos para a Plataforma mais felizes e com vontade de trabalhar mais...
Então fica a dica!!!
Passear pelo jardim é um presente no meio do dia!!!
Reflexão do dia:
"O dia que nada aprendemos é um dia perdido"
Rui Barbosa
Pense nisso!
Beijos a todos os meus amigos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário