Olá... começamos nossa historia de hoje pelo Centro Comercial Vasco da Gama, um grande shopping.
O que será que vamos conhecer hoje? Pensamos em várias possibilidades e optamos pelo Oceanário. Para chegarmos, passamos pelo Pavilhão Atlântico (onde há muitos shows, inclusive de cantores Brasileiros).
Essa Pavilhão há bandeiras de todas as nacionalidades... Estamos de frente para o Centro Comercia Vasco da Gama e de costa para o Rio Tejo. Esse é um trenzinho turístico...
O lugar é enorme... Como ultimamente não ando falando muita besteira, resolvi fazer uma e tira uma foto descontraída... essa é uma escultura no caminho ao Oceanário...
Parece pernas...
Chegamos ao oceanário... vamos ampliar a mente e conhecer coisas novas? Segue a história e o quê veremos lá... O Oceanário de Lisboa é um museu de biologia marinha situado no Parque das Nações em Lisboa, Portugal, construído no âmbito da Expo 98. Este pavilhão, da autoria do arquitecto norte-americano Peter Chermayeff, lembra um porta-aviões e está instalado num cais rodeado de água. É o segundo maior oceanário do Mundo e contém uma impressionante coleção de espécies: aves, mamíferos, peixes e outros habitantes marinhos.
O mascote escolhido do Oceanário de Lisboa é o boneco Vasco (com o mote: o Vasco é boa onda!), em referência ao navegador português Vasco da Gama. O Vasco encontra-se em dois lugares para saudar os visitantes e turistas, em frente à entrada principal e na baía em frente ao oceanário (porto do Rio Tejo).
Compramos os bilhetes e entramos... não foi caro...
Essa é a via de fora, realmente parece um porta aviões... em volta desses tanque é tudo de água.. na foto não aparece, mas onde há vidros em cima é uma serva tropical... tenho foto mais abaixo.
Nesse oceanólogo, estão a flora e fauna dos oceano Antárctico, recife de coral do oceano Índico, costas rochosas do oceano Pacífico e costa dos Açores, no oceano Atlântico.
O aquário é um só, que é dividido por tuneo. Para que haja todos os oceanos nesse tanque, os engenheiros e biólogos estudaram um jeito de mudar cada pedaço do gigante aquário (com corais e recifes), e ainda, climatizar o ar... veremos adiante isso.
Entramos e passamos por vários estágios, isso indica em qual oceano você se encontra... muito interessante.
Aqui estamos com os pinguins de várias espécies... nesse local também encontramos aves que convive bem com os pinguins...
Estamos no mesmo pavilhão que a foto acima... o ar aqui é mais gelado, pois são animais que vida mais fria.
A principal atração, para a maior parte dos visitantes, é o grande tanque central, onde coexistem várias espécies de peixes como tubarões, barracudas, raias, atuns e pequenos peixes tropicais. Embora pretenda ser uma representação do oceano aberto, tem sido criticado por vários cientistas pelo facto de juntar espécies pouco relacionadas no mesmo espaço.
Alguém sabe de bichinho bonitinho e fofinho é esse??
Essa é a Lontra que vive no oceano Pacífico... uma graça.. dá piruetas e boia olhando para os visitantes.
Abaixo placa explicativa...
Vemos também muitas estrelas do mar... essa eu tirei bem de pertinho, porque é bem pequena...
Já essa não... coloquei minha mão ao lado para fazer uma comparação... linda demais!!!!!
Esse tanque (que na verdade é unificado com o tanque central) está a "Dore" (Procurando Nemo)... o ar aqui é climatizado, pois estamos nos países tropicais de águas pouco fria... os corais também são de espécies de lugar tropical.
No mesmo local do outro lado...
Lembra que de fora conseguimos ver uma floresta? aí está ela... de hora em hora há guichos de água para climatizar..
Nessa foto, quis mostrar como é enorme o local... e os peixes que estão lá também..
Admirando a beleza que Deus criou... "só sei que nada sei"... é lindo...Também há várias espécies de raias...
São muitos formatos diferentes... cada animal desses tem uma beleza diferente, e todos fazem parte do mesmo plano... as vezes achamos clichê as frases: "Vamos preservar", "Não desmate", "Não desperdice água"... e na verdade cada coisa dessa você fazendo a sua parte ajuda a preservar a vida dessas espécies e também a nossa. Quando estava dentro do Oceanário me senti como se estivesse no futuro e que as coisas que estávamos vendo fosse uma história de como a terra foi um dia... uma sensação estranha e de medo, pois se toda essa biodiversidade não existir mais, a vida humana também não existirá...
Sinceramente, espero que essas minhas experiências sirvam para abrir os olhos de muitas pessoas que pensam em só consumir e não ligam para preservar... Os países ricos, são ricos porque preservam... conseguem juntar o moderno com o contemporâneo... Vamos Brasil aprender e estimular a cultura da preservação.
Me despeço do ponto de onde partimos... no Centro de Comércio Vasco da Gama com vista panorâmica...
Obrigada pela leitura...
E saibam sempre que Deus é infinitamente grandioso...
Continuem acessando minhas histórias em: historiasdemonique.blogspot.com , até a próxima...
heheheheeee, eu sabia! Eu ia falar do oceanário, mas preferi ficar esperando a surpresa de vc mesma postar as fotos. maneiríssimo, não. Já li e vi muitas fotos daí. Fico feliz que esteja aproveitando sua viagem e espero que tenha oportunidades de ter muitas outras, bjjjjjjjj
ResponderExcluirshow de bola, Mima, tudo muito belo, parabéns, aproveite bastante, e sua tia tá igual pinto no lixão de gramacho, hehehe
ResponderExcluirbeijão tô feliz por vc.
POIS É , VC E RUIZINHA MESMO. EU AQUI BABANDO COM O TAL PASTEL. HUM! SÓ FALTA VC FALAR DO BACALHAU, E DAS AZEITONAS ENORMES.... AS FOTOS FICARAM BOAS. TO ADORANDO TUDO. BJS.
ResponderExcluir